(Classe E - W210): FVM - troca do reparo do cilindro mestre de freio
2 participantes
Fórum Mercedes Brasil :: Chassis Mercedes-Benz - fase moderna / contemporânea :: Classe E: W124 - W210 - W211 - W212/C207 - W213 :: Classe E (Produção: 1985 - ...) :: Classe E W210 (1995 - 2002)
Página 1 de 1
(Classe E - W210): FVM - troca do reparo do cilindro mestre de freio
Estou fazendo um pequeno tutorial de como trocar o reparo de freio das W210, no caso específico da minha E240 de 1999.
Porque fiz esse tópico? Bem, não encontrava um cilindro mestre de qualidade, especialmente da marca ATE que está no meu carro e, diante dos comentários negativos das marcas "paralelas" no extereior, preferi apenas trocar o reparo, uma vez que o cilindro mestre do meu carro estava apenas com as borrachas ressecadas, e sem qualquer risco, que comprometesse a peça na área interna. Por isso, antes de comprar o reparo, inspecione a face interna do cilindro mestre do seu carro. Outro detalhe, isso também serve para que você tire as medidas do embolo e assim comprar o reparo ideal, alguns bons fabricantes apenas fornecem as medidas do reparo uma vez que, o mesmo reparo, muitas vezes servem para diferentes carros.
Primeira etapa é fazer a retirada do cilindro mestre, se prepare para muita sujeira com óleo de freio. Solte primeiro a linha de freio, alguns veículos requerem o uso de uma chave 12mm outros uma 10 e outra 12mm e outros, para piorar, uma chave em polegadas. Vai começar a vazar óleo de freio, nem se preocupe agora.
O reparo que comprei:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Solte os 2 parafusos 13mm que seguram o cilindro mestre ao servofreio, pude o cilindro mestre, ele muitas das vezes está preso por causa do vácuo do servofreio.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Separe o reservatório do óleo de freio do cilindro mestre, ele tem um parafuso que segura ele, tirando esse parafuso, é so puxar ele das borrachas que o prendem. Aproveite para lavar o reservatório com bastante água e deixe secar por alguns dias, se tiver paciência ou use ar comprimido para ser mais rápido.
Com um alicate de trava elástica, retire a trava elástica que prende o conjunto, por mais que tenha uma mola ali, o embolo não vai sair sem fazer uma certa força puxando ele. NÃO USE ALICATE OU OUTRA FERRAMENTA PARA PUXAR ELE! Use apenas a força de seus dedos.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Soltando ele, agora tem que soltar o segundo embolo, neste caso, tem que retirar este parafuso com uma chave Allen 4mm que segura um pino de travamento, pode tirar sem medo.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Agora, você vai ter que empurrar o embolo secundário para frente e virar o cilindro mestre para tirar o pino trava que segura este segundo embolo, tirando ele é só puxar o embolo. Como estava sozinho, não deu pra mostrar exatamente como se faz.
url=https://postimg.cc/TLxWYRLC][Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem][/url]
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Para a limpeza interna do cilindro mestre eu usei o WD40 de secagem rápida, ele é ótimo para tirar a sujidade, depois é só passar óleo de freio nela para retirar qualquer resíduo do WD40. O mesmo vale para todas as peças do cilindro mestre.
NÃO LIMPE COM ESTOPA! Os fiapos dela pode ficar no cilindro mestre e isso vai dar problema.
Agora é só trocar as borrachas, preste atenção no formato das menores, são muito parecidas mas, uma delas é para a parte frontal e a outra para a parte traseira do segundo embolo, esta segunda tem uma pequena borda. Para colocar ela lubrifique com óleo de freio.
Remonte tudo na ordem inversa, sem pressa e prestando atenção para o ponto de encaixe do pino que segura o embolo frontal. Tudo isso para não arranhar a borracha ou a parte interna do cilindro mestre.
Com o reservatório de óleo na peça, coloque um pouco de óleo no reservatório, e de umas apertadas no cilindro para que saia um pouco do ar.
Remonte o cilindro mestre no carro e proceda a sangria, usando, de preferência uma máquina de sangria. Isso que faltou eu fazer hoje, pois eu só tinha 1L de óleo DOT5.1, e para a máquina trabalhar, ela precisa de pelo menos 1.5L.
Porque fiz esse tópico? Bem, não encontrava um cilindro mestre de qualidade, especialmente da marca ATE que está no meu carro e, diante dos comentários negativos das marcas "paralelas" no extereior, preferi apenas trocar o reparo, uma vez que o cilindro mestre do meu carro estava apenas com as borrachas ressecadas, e sem qualquer risco, que comprometesse a peça na área interna. Por isso, antes de comprar o reparo, inspecione a face interna do cilindro mestre do seu carro. Outro detalhe, isso também serve para que você tire as medidas do embolo e assim comprar o reparo ideal, alguns bons fabricantes apenas fornecem as medidas do reparo uma vez que, o mesmo reparo, muitas vezes servem para diferentes carros.
Primeira etapa é fazer a retirada do cilindro mestre, se prepare para muita sujeira com óleo de freio. Solte primeiro a linha de freio, alguns veículos requerem o uso de uma chave 12mm outros uma 10 e outra 12mm e outros, para piorar, uma chave em polegadas. Vai começar a vazar óleo de freio, nem se preocupe agora.
O reparo que comprei:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Solte os 2 parafusos 13mm que seguram o cilindro mestre ao servofreio, pude o cilindro mestre, ele muitas das vezes está preso por causa do vácuo do servofreio.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Separe o reservatório do óleo de freio do cilindro mestre, ele tem um parafuso que segura ele, tirando esse parafuso, é so puxar ele das borrachas que o prendem. Aproveite para lavar o reservatório com bastante água e deixe secar por alguns dias, se tiver paciência ou use ar comprimido para ser mais rápido.
Com um alicate de trava elástica, retire a trava elástica que prende o conjunto, por mais que tenha uma mola ali, o embolo não vai sair sem fazer uma certa força puxando ele. NÃO USE ALICATE OU OUTRA FERRAMENTA PARA PUXAR ELE! Use apenas a força de seus dedos.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Soltando ele, agora tem que soltar o segundo embolo, neste caso, tem que retirar este parafuso com uma chave Allen 4mm que segura um pino de travamento, pode tirar sem medo.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Agora, você vai ter que empurrar o embolo secundário para frente e virar o cilindro mestre para tirar o pino trava que segura este segundo embolo, tirando ele é só puxar o embolo. Como estava sozinho, não deu pra mostrar exatamente como se faz.
url=https://postimg.cc/TLxWYRLC][Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem][/url]
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Para a limpeza interna do cilindro mestre eu usei o WD40 de secagem rápida, ele é ótimo para tirar a sujidade, depois é só passar óleo de freio nela para retirar qualquer resíduo do WD40. O mesmo vale para todas as peças do cilindro mestre.
NÃO LIMPE COM ESTOPA! Os fiapos dela pode ficar no cilindro mestre e isso vai dar problema.
Agora é só trocar as borrachas, preste atenção no formato das menores, são muito parecidas mas, uma delas é para a parte frontal e a outra para a parte traseira do segundo embolo, esta segunda tem uma pequena borda. Para colocar ela lubrifique com óleo de freio.
Remonte tudo na ordem inversa, sem pressa e prestando atenção para o ponto de encaixe do pino que segura o embolo frontal. Tudo isso para não arranhar a borracha ou a parte interna do cilindro mestre.
Com o reservatório de óleo na peça, coloque um pouco de óleo no reservatório, e de umas apertadas no cilindro para que saia um pouco do ar.
Remonte o cilindro mestre no carro e proceda a sangria, usando, de preferência uma máquina de sangria. Isso que faltou eu fazer hoje, pois eu só tinha 1L de óleo DOT5.1, e para a máquina trabalhar, ela precisa de pelo menos 1.5L.
machadosl- Mensagens : 12
Data de inscrição : 16/09/2020
AEP e RichardStgt gostam desta mensagem
Re: (Classe E - W210): FVM - troca do reparo do cilindro mestre de freio
Parabéns Sergio! e muito obg pelo o interessante reportagem com fotos e todos aspectos!
RichardStgt- Mensagens : 235
Data de inscrição : 16/09/2020
Localização (Cidade/Estado e País) : closed
AEP e machadosl gostam desta mensagem
Tópicos semelhantes
» (Classe E - W210): FVM - troca do freio de estacionamento
» Apresentação do Star Diagnósis e check-up eletrônico (por @Mestre das Mercedes)
» (Classe C - W204): FVM - troca dos discos de freio
» (Classe SL - R129): FVM - troca das pastilhas de freio
» (Classe E - W123): FVM - troca das partilhas de freio
» Apresentação do Star Diagnósis e check-up eletrônico (por @Mestre das Mercedes)
» (Classe C - W204): FVM - troca dos discos de freio
» (Classe SL - R129): FVM - troca das pastilhas de freio
» (Classe E - W123): FVM - troca das partilhas de freio
Fórum Mercedes Brasil :: Chassis Mercedes-Benz - fase moderna / contemporânea :: Classe E: W124 - W210 - W211 - W212/C207 - W213 :: Classe E (Produção: 1985 - ...) :: Classe E W210 (1995 - 2002)
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos